Capas


sábado, 17 de novembro de 2012

Primeiros passos de um novo caminho (Uma Geração Chamada Ariel)

Eram oito da manhã quando Givanildo Moura entrou na Secretaria de Educação e escutou uma de suas assistentes dizer: -Dá uma olhada na rede social, vai se interessar!
Givanildo Moura deu um leve sorriso, que não era habitual e continuou em passos largos para a sua sala, Alto, usando os óculos,companheiros havia muitos anos, cabelos brancos e apenas uns poucos em cima das orelhas, rosto fino e corpo magro, se aposentou recentemente do trabalho de secretario executivo de uma multinacional e depois da vitória de um grande amigo para Prefeito da cidade foi nomeado Secretário da Educação, relutou no começo mas acabou aceitando o cargo, ele sabia que não era como os outros secretários que apenas aceitavam um cargo pelo salário, ele era competente, até demais.

Chegou em sua sala que não era nem sombras da sala que ele tinha na multinacional, ligou o computador e pegou uma xícara de café. Lembrou do recado da assistente, entrou na rede social  e se deparou com uma foto de uma escola que ele conhecia e fazia muito tempo que não ia visitar, a sua excepcional competência e superioridade perante os demais secretários o haviam deixado preguiçoso. Olhou a foto, a frente da escola com o portão caindo como se estivesse sofrido a colisão de um veículo, o muro próximo que dá sustentação ao portão estava quebrado e a falta de tijolos deixavam parecer que era uma flecha em direção ao chão, a calçada estava levantada fazendo altas saliências, pinchado no muro que sobrava, algumas iniciais em vermelho e junto com a foto um texto que ele leu com um certo desdem:

"Estava passando em frente a essa escola pública e me deparei com essa cena, por isso resolvi fotografar, infelizmente na imagem não mostra os entulhos em frente a entrada perto da rua, que os alunos precisam desviar para poder entrar. Não estudo nessa escola, graças ao bom Deus, minha família me paga uma ótima faculdade particular. Sim eu sei, Alguns vão dizer, então esse problema não é da sua conta, e para isso eu respondo:
Ontem eu estava sentada na minha sala é senti um vazio enorme por não ter um objetivo para lutar, ao sair de lá me deparei com uma reportagem de revista que mostrava os problemas da educação no Brasil. Não acredito em coincidência, acho que tudo acontece no momento certo para nos dar alguma resposta, então entendi que era por isso que eu e minha geração devemos lutar. Pela Educação!
Os jovens e adolescentes do meu Brasil estão sofrendo com esses descasos com a educação. A má qualidade está tornando nós todos dessa geração, alienados pela mídia e pelas facilidades que encontramos nestes tempos construídos a lágrimas e sangue pelos nossos pais, por isso entendo que o próximo passo será dado por nós, vamos lutar pela EDUCAÇÃO e tenho certeza que todos juntos poderemos fazer a mudança necessária, a começar por essa escola!

 Ass. Ariel Alcântara" 

 
O Secretário se recostou na cadeira, analisou os comentários, alguns colocando o seu nome e pensou para si  "Modinha, isso é passageiro"

Cláudio Albano

Leia a primeira parte desta historia clicando aqui