Capas


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Narguilé: Onde há fumaça...

Narguilé, arguile, nargue, hookah, shisha ou como preferir chamar.

Sinceridade, o Brasil está virando o país do não pode.
Quando o Estado vai além das suas obrigações e gasta dinheiro público no combate passional ao tabagismo, por exemplo, ainda que cheio de boas intenções, abre precedentes para o controle perigoso
de outras formas de comportamento, podendo afetar até mesmo aspectos morais e culturais.

Uma discussão recente no Facebook essa semana me chamou a atenção para um assunto polêmico. Segundo informações em uma reunião com autoridades municipais ficou decidido pela proibição do consumo do narguilé em nossa cidade que será em principio fiscalizado pelo conselho tutelar em parceria com a PM e o MP. O "alvo" seria os menores de 18 anos e segundo explicações, já é uma lei federal e seria apenas aplicada.

Bom, lei não se discute, se cumpre e isso é fato.
Minha preocupação não é com o produto em si, minha preocupação vai com proibições cada vez maiores e com a intervenção do estado na família, que esta cada vez mais atenuada.
Cabe aqui, aos pais educarem seus filhos em usar ou não o Narguilé, o que cabe ao governo e disser onde ele pode ou não ser usado.
Entendam que, proibir não significa exatamente acabar com o consumo. A proibição mais incentiva do que acaba com o "problema".

O Narguilé faz mal? óbvio que sim, portanto, como é feito com o cigarro, campanhas de conscientização seriam bem mais eficazes do que a proibição.
Proibir porque afeta a saúde pública. Então vamos proibir a salada com agrotóxicos, o churrasco no fim de semana, o chop no fim do dia, etc...

O Brasil é complicado, fazem alarde com coisas mínimas, por que em vez de se preocupar com um tabaco mentolado, não se preocupam com drogas como o crack e cocaína que entram todos os dias pelas nossas fronteiras?

e você? o que acha sobre mais essa proibição?

twitter: @claudio_albano
www.cronicasdesaomiguel.blogspot.com