Capas


terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Maior Saomiguelense de todos os Tempos!


Foram aproximadamente um mês e meio de votações, 145 indicados em uma primeira fase, mais três fases se seguiram até que chegamos a última fase da votação!
O dois finalistas... Dr. Luiz Elias Bongiolo e Limirio Martins da Silva participaram da enquete aberta na Quinta-Feira(20) e que se encerrou hoje(25) as onze horas da manhã!
Com maior número de votos o Grupo de São Miguel no Facebook escolheu o Dr. Luiz Elias Bongiolo como o Maior Saomiguelense de todos os tempos!
Parabéns a todos os indicados que participaram da votação;
Muito obrigado aos membros do grupo que votaram e acompanharam todas as etapas;

Parabéns Limirio Martins da Silva pela conquista e obrigado a família pela compreensão e colaboração nesta última semana;

Mas principalmente, Parabéns Dr. Luiz Elias Bongiolo, que sua historia fique registrada e que essa votação em forma de brincadeira e descontração, seja uma forma de agradecimento por tudo que fez e faz pela nossa gente!

Segue abaixo uma breve historia da vida do Dr. Luiz Elias Bongiolo com a colaboração de Laura Bongiolo!

Luiz Elias Bongiolo nasceu em São Miguel do Iguaçu, na Rua Floresta, mais precisamente onde hoje é a praça do Coração. Filho de Luiz Bongiolo e Rosa Ghellere Bongiolo.
No ano de 1952 o Sr. Luiz Bongiolo e a Sra. Rosa Ghellere Bongiolo deixaram Criciúma, em Santa Catarina, juntamente com seus nove filhos, e vieram residir em São Miguel do Iguaçu, onde já haviam adquirido propriedade rural na Linha Alto Laranjita.
No ano de 1954 nascia o décimo filho, Luiz Elias Bongiolo. Quando ainda jovem aprendeu o ofício de atendente de farmácia juntamente com seu tio Flávio Ghellere, despertando então seu interesse pela medicina.
No ano de 1978 ingressou na faculdade de medicina da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – RS. Após formado foi ao Rio de Janeiro fazer um curso de cirurgia de emergências no Hospital Miguel Couto. Após, cursou cirurgia geral com o Dr. Sérgio Brenner em Curitiba – PR.
Teve propostas para permanecer trabalhando em grandes centros, mas optou por retornar a sua terra natal. Juntamente com o Dr. Nélio Binder, em 1985, adquiriu o Hospital Santo Antonio, onde desenvolveu relevantes trabalhos na medicina.
Em 1987 casou-se com Norlei Amboni. Tiveram duas filhas, Laura Bongiolo que atualmente é advogada e Carolina Bongiolo, que está cursando o 5º ano de medicina.
 
No ano de 1989, a convite do então prefeito Sr. Albino Bissolotti, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Função que exerceu com muita humildade e dedicação com todo povo são-miguelense.
Em 1992 tomou posse como prefeito deste Município, tendo como vice o Sr. Eliseo Presa. 
Quando prefeito foi por dois anos Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, onde numa incansável luta conseguiu a regulamentação para o pagamento dos royalties a estes municípios, os quais passaram a receber mensalmente estes valores, fato que não acontecia até então.

Continua até hoje no exercício da profissão, regularmente se atualizando na área de cirurgia geral, videoendoscopia e cirurgia vídeolaparoscópica. Sempre atendendo as pessoas com respeito e dignidade, independente de sua classe socioeconômica.
Sente-se honrado e feliz em ter feito a escolha de retornar a sua terra natal e ter feito parte da história de São Miguel do Iguaçu.


Cláudio Albano