Capas


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nossas escolhas!

Um jovem plebeu estava em busca de sabedoria e então resolveu subir a montanha para conversar com o conselheiro ancião de seu lugarejo.

Apos uma cansativa subida se viu em frente a uma casa de madeira, com arquitetura chinesa. Parecia estar vazia, deu a volta e encontrou nos fundos, a beira do riacho, um senhor que mexia de forma calma em algo que parecia ser uma roda d'água.

Se aproximou e cumprimentou, o velho que devolveu o cumprimento mas não tirou os olhos do trabalho que estava realizando, então, após alguns minutos de silêncio o jovem criou coragem, afinal era para isso que estava ali:

- Meu senhor, eu subi toda a montanha, uma subida cansativa, por que tenho uma questão que me deixa inquieto. Fui aconselhado pelos moradores de nossa pequena aldeia a falar com o Senhor... Se importa?

O velho, sem desviar a atenção da roda d'água, fez um gesto com as mãos para que o jovem continuasse.

- Não é minha intenção atrapalhar os seus afazeres -disse o jovem um pouco decepcionado pois o velho não parecia lhe dar atenção e o que recebeu como resposta foi novamente um calmo sinal para que continuasse.

- Pois bem meu senhor. Muito ouvi falar de que para ser um grande homem precisamos adquirir sabedoria. Estou em busca, mas não sei exatamente como alcançar a sabedoria necessária... A minha dúvida é: Como eu a encontro?

O velho, pela primeira vez olhou o jovem que estava sentado a sua frente, analisou sua fisionomia um pouco envergonhada pela situação, calmamente depositou o que tinha em suas mãos no terreno a seu lado, lavou as mãos no riacho e também de forma calma respondeu ao jovem rapaz:
- Para você ou qualquer um , alcançar a sabedoria, é preciso fazer as escolhas certas!
O jovem animou-se ao ver que o velho ancião estava lhe dando atenção.
- Mas meu senhor, e como vou saber se estou ou não fazendo as escolhas certas?
- Você saberá o que é uma escolha certa quando adquirir experiência - respondeu rapidamente o velho como se fosse algo obvio.

- E como adquiro a experiência? - continuou o jovem...
Olhando para o rio e para a roda d'água, voltou ao trabalho e respondeu de forma direta para encerrar o assunto.
- Fazendo escolhas erradas!

Cláudio Albano