Capas


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Protesto de Botequim


A cidade inteira estava comentando e reprovando a atitude de seu mandatário maior em uma questão que dizia respeito a saúde pública.
Postos de Saúde abandonados, descasos no hospital local, fila imensas no pronto atendimento, falta de médicos e a suspeita de desvio de verbas por parte dos administradores.

Sentado em uma cadeira no botequim da esquina, ouvindo música ao vivo, Marcelo esponja estava revoltado comentando a situação com os amigos de copo:
-Eu não aguento mais isso, ontem precisei levar o guri no posto de saúde, cheguei as quatro da manhã e sai ao meio-dia sem ser atendido!
O "Zóio"(apelido carinhoso dado pelos amigos por ele ter um olho maior que o outro) coçou o queixo, levantou o copo gelado e depois de um gole continuou a conversa de forma descompromissada:
-Quem tem que tomar alguma atitude somos nós mesmos, se não vai continuar assim!
-Mas vamos fazer o que? -indagou o pescoço (mais um apelido carinhoso) sentado ao lado de Marcelo.
-Vamos pra rua, quebrar tudo, fazer um "fuzuê", quero ver se não muda -Falou exaltado o pé de bicho(nem preciso explicar, né!?)
-Quem vai? eu topo! -Marcelo voltou a dizer, animado e imaginando a cena dele e os amigos fazendo uma arruaça em nome do bem da população!

Nisso, chegou no botequim devagarinho um simpatizante do mandatário que tinha algumas regalias, amigo do grupo dos revoltados. O Costeleta pediu duas geladas pra turma e um copo, com ar de plena satisfação se dirigiu a todos:
-Viram o que o nosso Prefeitão fez?
-Não, o que? -O Zóio nunca consegue se calar!
-Fim de semana vai ter um baita show no centro com o Zé do Prego e Baianinho, vai ter cerveja a vontade e ele já mandou matar uns 15 bois pra festa!

-O PREFEITÃO -Marcelo esponja, nosso protagonista, gritou satisfeito!
-Ow, e o negócio da saúde? -O Zóio não se cala, acho que o apelido devia ser bocão!
-Ha, eu falo pra patroa colocar no tal Facebook!
-Que negocio da saúde? -Costeleta ficou curioso
-Deixa pra lá, o Zóio já bebeu demais!

Cláudio Albano