Capas


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Do Virtual para o Real. Um Sonho de Natal


Tudo começou com uma conversa descontraída entre amigos e depois ganhou a internet, através do Facebook do Grupo São Miguel do Iguaçu tomou corpo e se tornou em meta.

A campanha de Natal organizada pelo Grupo São Miguel no face teve início em 20/11 e se estendeu até o dia 18/12, o objetivo era atender as mil crianças assistidas pela Pastoral de nossa cidade. A noticia boa e esperada veio antes do dia 18, a meta foi atingida e superada. Foram arrecadados mais de mil kits de presentes, mas o momento especial ainda estava por acontecer.

No dia 20/12, uma quinta-feira um grupo saiu em carreata pelas ruas da cidade exibindo o que haviam arrecadado em uma Kombi e duas camionetes, um Papai Noel sorridente acenava pelas ruas até a chegada na sede da Pastoral da Criança. Momentos mágicos aconteceram por lá, distribuição de brinquedos, fotos com o bom velhinho, crianças felizes e a certeza de missão cumprida contagiou o Grupo.

Não acabou ainda, graças às doações, foi possível estender a visita do bom velhinho ao Lar dos Idosos, onde os moradores receberam também uma lembrança de Natal do grupo. Os visitantes foram recepcionados por gaita e pandeiro e a música encheu não só o ambiente de alegria como emocionou a todos. Após isso, uma caravana distribuiu brinquedos e doces pelas ruas da cidade, passando por casas e levando um pouco do espírito de Natal para todas as famílias.

Um dos integrantes do Grupo deixou a seguinte frase sobre a campanha: 
“Com a união de todos tudo é possível e nos momentos difíceis, quando a causa é boa, o espetacular acontece”

No final, o Grupo São Miguel do Face agradeceu a todos que participaram deste grande momento e que de uma forma ou de outra contribuíram para que tudo fosse possível. Na página do Grupo na rede social não param de serem publicados posts agradecimentos, e todos tem uma certeza. O Sucesso deste ano pode e será repetido no próximo.

Um Feliz Natal a todos!

Cláudio Albano

sábado, 8 de dezembro de 2012

Vítimas


Meia noite e ainda não conseguirá pregar os olhos, algo a deixava inquieta, levantou da cama onde seu marido se encontrava em sono profundo, foi até o quarto da sua menina, estava dormindo como um anjo, sua pequena estava agora com 15 anos, estudiosa, carinhosa, bonita e acima de tudo, amava a família.
Foi ao quarto do filho, ele com 19 anos ainda não havia chegado, isso a preocupava. O seu filho também era carinhoso com ela, com o pai, amava a irmã e era incapaz de dizer não para eles, lembrou que concordou em ir para a reabilitação, para se livrar das drogas, por que isso foi um pedido da família. Nos últimos dias estavam preocupados novamente com ele. Havia um mês que deixará o centro de reabilitação, estava limpo como dizem por lá os recuperados, mas notaram  uma recaída e perceberam que ele havia voltado para o mundo das drogas.

Ela sentou-se no sofá da sala, quem sabe ele está para chegar. Será que se drogou novamente? Não tinha essa resposta, embora o coração de mãe parecia saber que ele havia recaído. Pegou um livro para ler, apenas folhou sem conseguir distinguir o que estava escrito, o coração estava acelerando, ligou a tv, trocou de canais e nada afastava aquela angustia. Meu filho onde você está? Pensou em pegar o celular para ligar, mas não fez isso, sempre pregaram a liberdade dentro de casa e ela não queria parecer autoritária. Será que foi por isso que ele partiu para as drogas?

A campainha tocou. -Meu filho, esqueceu a sua chave? Não, ele sempre levava, quem será? O coração de mãe palpitou, levantou do sofá mas não conseguiu ir até a porta. A campainha tocou novamente, dessa vez dois toques seguidos e fortes, ela não conseguia se mexer. Seu marido acordou com o barulho, viu ela estagnada, em pé, sem se mexer, estranhou o olhar que ela lançou para ele e correu para a porta.
Ao abrir percebeu um homem de terno ao lado de dois policiais, ela também viu os homens mas ainda não conseguia se mexer, viu quando o marido caiu de joelhos e chorou, virou o rosto olhando para ela como quem dá a noticia em pensamento. Ela correu até a porta e se ajoelhou ao lado do marido que soluçando lhe deu conhecimento da fatalidade. Sua filha também acordou com toda a agitação e correu junto aos pais que choravam ajoelhados e abraçados junto a porta. Abraçou os dois: Sua Mãe chorando, lhe cortava o coração:

- Filha, minha filha, seu irmão foi assassinado pelas drogas!

Cláudio Albano
*desenho retirado da internet


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Parabéns Jovem Senhora!

Orgulho! É o que eu sinto pela minha cidade. É muito bom viver aqui, melhor ainda é recordar um passado de luta, de pioneiros e desbravadores que construíram essa jovem senhora de 51 anos.


Orgulho! O que mais disser para descrever o amor que sinto por essa terra, por esse chão que fui criado e pelo qual, aprendi os primeiros passos.


Orgulho! Nascer aqui, morar aqui e aprender sobre moralidade, caráter e comportamento contigo e ter agora o prazer de comemorar mais uma de suas primaveras.


Orgulho! Em saber que seu povo é de gente de bem, generosas,  prontas para ajudar no seu desenvolvimento, que zelam por ti, jovem Senhora, lhe defendendo sempre. 

Orgulho! em ver que auto estima do teu povo aumenta conforme os anos passam e você se desenvolve de forma continua em busca da evolução.

Orgulho! De suas belezas incomparáveis, histórias mil, é, acima de tudo, uma cidade acolhedora e aconchegante, que nem colo de mãe.

Orgulho! Por que recebeste bem a todos nós! Agora receba o carinho e o nosso abraço, Jovem Senhora.

Um dia hei de renascer, e se Deus permitir, quero renascer aqui para comprovar que você, Jovem Senhora, venceu. Comprovar que seus filhos estão melhores, evoluídos em compaixão e amor. Esperanças tornam-se desafios que você, Jovem Senhora, sabe melhor que ninguém como enfrenta-los!

No teu passado estão as marcas de tua glória, tornando este presente desafiador,  para que o futuro promissor nos alcance em breve!

Parabéns São Miguel do Iguaçu, eu me orgulho de você!

Cláudio Albano

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO POVO NEGRO.


QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES?

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 

Colaboração : Celson Maggi

sábado, 17 de novembro de 2012

Primeiros passos de um novo caminho (Uma Geração Chamada Ariel)

Eram oito da manhã quando Givanildo Moura entrou na Secretaria de Educação e escutou uma de suas assistentes dizer: -Dá uma olhada na rede social, vai se interessar!
Givanildo Moura deu um leve sorriso, que não era habitual e continuou em passos largos para a sua sala, Alto, usando os óculos,companheiros havia muitos anos, cabelos brancos e apenas uns poucos em cima das orelhas, rosto fino e corpo magro, se aposentou recentemente do trabalho de secretario executivo de uma multinacional e depois da vitória de um grande amigo para Prefeito da cidade foi nomeado Secretário da Educação, relutou no começo mas acabou aceitando o cargo, ele sabia que não era como os outros secretários que apenas aceitavam um cargo pelo salário, ele era competente, até demais.

Chegou em sua sala que não era nem sombras da sala que ele tinha na multinacional, ligou o computador e pegou uma xícara de café. Lembrou do recado da assistente, entrou na rede social  e se deparou com uma foto de uma escola que ele conhecia e fazia muito tempo que não ia visitar, a sua excepcional competência e superioridade perante os demais secretários o haviam deixado preguiçoso. Olhou a foto, a frente da escola com o portão caindo como se estivesse sofrido a colisão de um veículo, o muro próximo que dá sustentação ao portão estava quebrado e a falta de tijolos deixavam parecer que era uma flecha em direção ao chão, a calçada estava levantada fazendo altas saliências, pinchado no muro que sobrava, algumas iniciais em vermelho e junto com a foto um texto que ele leu com um certo desdem:

"Estava passando em frente a essa escola pública e me deparei com essa cena, por isso resolvi fotografar, infelizmente na imagem não mostra os entulhos em frente a entrada perto da rua, que os alunos precisam desviar para poder entrar. Não estudo nessa escola, graças ao bom Deus, minha família me paga uma ótima faculdade particular. Sim eu sei, Alguns vão dizer, então esse problema não é da sua conta, e para isso eu respondo:
Ontem eu estava sentada na minha sala é senti um vazio enorme por não ter um objetivo para lutar, ao sair de lá me deparei com uma reportagem de revista que mostrava os problemas da educação no Brasil. Não acredito em coincidência, acho que tudo acontece no momento certo para nos dar alguma resposta, então entendi que era por isso que eu e minha geração devemos lutar. Pela Educação!
Os jovens e adolescentes do meu Brasil estão sofrendo com esses descasos com a educação. A má qualidade está tornando nós todos dessa geração, alienados pela mídia e pelas facilidades que encontramos nestes tempos construídos a lágrimas e sangue pelos nossos pais, por isso entendo que o próximo passo será dado por nós, vamos lutar pela EDUCAÇÃO e tenho certeza que todos juntos poderemos fazer a mudança necessária, a começar por essa escola!

 Ass. Ariel Alcântara" 

 
O Secretário se recostou na cadeira, analisou os comentários, alguns colocando o seu nome e pensou para si  "Modinha, isso é passageiro"

Cláudio Albano

Leia a primeira parte desta historia clicando aqui

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Uma geração chamada Ariel

Está sozinha na sala de tv, sentada em uma poltrona confortável olhando através da janela as pessoas que passam apresadas pela calçada. "Onde elas vão com tanta presa?" Ariel está pensativa, não entende tanta correria, afinal, seu mundo é perfeito, sua mãe é psicóloga e seu pai cirurgião plástico, em seus pensamentos Ariel percebe que tem tudo que deseja, tudo que sonhar é possível de ser alcançado, apesar de seus dezoito anos, já participa das badaladas festas da alta sociedade, o mundo do glamour que pertence as atrizes, que são clientes de seu pai, é também o seu mundo.

Ariel olha em sua volta, riqueza e sustentação estão por todos os lados, esteve sempre nas melhores escolas e teve sempre os melhores professores, fala fluentemente inglês, francês, espanhol e alemão graças aos cursos caríssimos que frequentou, viaja constantemente, não menos que cinco vezes ao ano sempre para países diferentes, conhece várias culturas, isso desde os quatorze anos de idade quando ainda uma de suas babas a acompanhava. A Disney ficou monótona depois de tantas visitas.
"Tenho tudo que um jovem sonha, mas por que esse vazio?"
Apesar de tudo, Ariel está triste, o seu coração apertado, falta alguma coisa, mas o que? Volta a olhar pela Janela, as pessoas passando apresadas pela calçada, tenta imaginar o que cada uma daquelas pessoas pensa ou busca. O Senhor que passa de mãos dadas com uma criança lhe chama a atenção, pode ser um avô passeando com o neto, mas o que ele pode estar ensinando ao menino?
Lembrou de sua avó, quando ainda menina, ela havia lhe ensinado a fazer biscoitos e era um momento mágico aquele, percebeu que não sabe mais como fazer os biscoitos por que os seus estudos e viagens fizeram com que fosse impossível realizar a tarefa.

Apoiou a cabeça com a mão lembrando das aventuras incríveis contadas pelo seu Pai e sua Mãe, as lutas travadas contra a opressão em busca da liberdade quando ainda eram jovens, mas e ela? Ela sabe que não precisa lutar, que tudo que quer será alcançado, pois e só ela seguir o destino que lhe foi traçado, a faculdade de medicina para seguir a carreira de sucesso do Pai, como filha única vai herdar um império que  foi construído antes mesmo que ela tenha nascido.

Ali sentada em uma poltrona confortável, olhando a vida pela janela, Ariel chorou! Ela não sabe, mas as lágrimas que caiam de seus olhos são também as lágrimas de toda uma geração...

Cláudio Albano

domingo, 28 de outubro de 2012

Nuntius

Sempre acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que, dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo. Tenha humildade, faça o bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos...

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ecce homo

A madrugada era chuvosa e embora não estava na estação de inverno, o tempo fazia com que assim parecesse.

Na recepção do hospital um homem, jovem, estava sentado em uma das poltronas, solitário, cabeça baixa, com celular em uma mão e as chaves do carro em outra. O olhar fixo na chuva que cai na vidraça e o pensamento vago, estava se sentindo inútil. A mulher que ele ama esta neste momento sofrendo, sentindo dores inimagináveis por ele e não podia fazer absolutamente nada se não esperar.

Lembra como se fosse hoje o momento que a conheceu. Era um sábado a noite, uma festa com os amigos da escola, bebidas, cigarro e Legião tocando a todo volume. Sim, ele era da geração coca-cola, um rebelde procurando algo para lutar, tentando buscar no fundo da alma um motivo para continuar a vida.
Em outro canto da sala, junto com as colegas de escola, ela apareceu. Loira, linda, corpo escultural e um sorriso contagiante. Era nova na cidade, há pouco tempo tinha chegado e essa era a primeira festa que participava. Todos os seus amigos a olhavam, desejavam, ele também...

Mas foi justamente ele quem viu o algo mais, não apenas a beleza e o corpo escultural, ele sentiu o sorriso e o olhar. Um olhar capaz de mexer com o coração de um rapaz de 19 anos.
Buscou as informações necessárias para poder se aproximar, descobriu que estava na mesma turma do colégio, o nome, onde morava e o mais importante, estava sozinha, sim, era ela o motivo que ele precisava para entender a sua luta, a batalha seria pelo amor.

Não foi fácil, decorreu um ano. Um ano de conversas, declarações de amor, cartas e decepções, mas como bom soldado, mesmo perdendo batalhas, se levantava e continuava. Até que um dia, na biblioteca onde faziam um trabalho escolar, chegou o primeiro beijo. A sensação não lhe sai da cabeça até os dias de hoje, três anos se passaram desde aquela festa e ele ainda lembra de tudo.
Agora, a mulher, que lhe deu uma razão de vida, que transformou sua alma estava sofrendo e ele não podia fazer nada.

Uma enfermeira vem ao seu encontro, ele continua imóvel, lógico que se importava mas estava agoniado, a sensação de panico não o deixava mexer um músculo. A enfermeira sorri e como que orgulhosa lhe transfere a noticia:
-Parabéns, é uma menina e está em perfeita saúde!

Abaixou a cabeça em uma oração silenciosa de agradecimento. A mulher que lhe dera um motivo para lutar o transformou novamente. Estava feliz, sim, nasceu uma menina, mas sentiu que nele havia morrido o menino e nascido um homem!

Cláudio Albano


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Malcom X


Em 19 de maio, há 87 anos, nascia nos Estados Unidos o ícone da luta nacionalista negra,
Al Hajj Malik Al-Habazz, mais conhecido como Malcolm X.
O líder negro, que influenciou gerações pela luta contra o racismo, hoje é referenciado em todo o mundo pela sua mensagem  revolucionária e história.
Mais conhecido pela sua principal frase "Por todos os meios necessários", quando advogava pela libertação negra no mundo, a vida  de Malcom X foi retratada na autobiografia escrita pelo intelectual Alex Harley e foi tema de filme produzido e dirigido pelo cineasta Spike Lee.  O CORREIO NAGÔ preparou uma seleção de outras frases famosas do líder Afro-americano. Confira e divulgue!

1. "Nós não podemos pensar em nos unirmos com os outros até que sejamos primeiro unidos entre nós. Não podemos pensar em ser aceitável para os outros até que tenhamos primeiro provado aceitável para nós mesmos."

2. "Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo."

3. "Eu não vejo nenhum Sonho Americano, eu vejo um Pesadelo Americano."

4. "Esse governo falhou com o Negro. Esta chamada democracia falhou com o Negro."

5. "Se você não está pronto para morrer por ela, coloque a palavra “liberdade”  fora do seu vocabulário."

6. "Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade."

7. "Não há nada melhor do que a adversidade. Cada derrota, cada mágoa, cada perda, contém sua própria semente, sua própria lição de como melhorar seu desempenho na próxima vez."

8. "As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos."

9. "Toda vez que você tenha de que confiar em seu inimigo para obter um trabalho que você está em apuros".

10. "A educação é um elemento importante na luta pelos direitos humanos. É o meio para ajudar os nossos filhos e as pessoas a redescobrirem a sua identidade e, assim, aumentar o sua auto-respeito. Educação é o nosso passaporte para o futuro, pois o amanhã só pertence ao povo que prepara o hoje."

11. "Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos."

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O lenhador e a raposa


Creio que todos sabem que a palavra julgar significa decidir (juiz), emitir opinião, avaliar, considerar(-se), supor(-se). Mas cá entre nós, o ato de julgar sem conhecer determinada situação, pessoa, lugar, religião, empresa, esporte, etc, é no mínimo injusto e muitas vezes chega a ser preconceituoso.

“O lenhador e a raposa” que li na internet e consta como autor desconhecido, fala justamente sobre o ato de julgar. Acho que esse conto merece ser lembrado sempre por todos nós.

O lenhador acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.

Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um um animal selvagem, não era um animal confiável, e quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: “Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela sentir fome vai comer seu filho!”

Um dia o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou em casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com sua boca totalmente ensanguentada  O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, acertou um machado na cabeça da raposa. Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranquilamente, e ao lado do berço uma cobra morta.

Pois é, o que vale é o que a gente sabe e não o que os outros dizem sem ter conhecimento…

Percebo que muitos estão fazendo, o que vou chamar aqui, de uma pré-visão do que poderá acontecer em nossa cidade para os próximos anos devido ao que aconteceu nas eleições. Compreendo que o novo as vezes assusta, não estamos acostumados com ele.
Este novo caminho certamente nos levará a um lugar novo. A questão é saber se esse lugar novo é bom ou pior do que o antigo. Infelizmente tem coisas que só o tempo pode responder, o que cabe a cada um de nós e estarmos atentos a cada passo dado em direção a esse novo caminho.
Antes de ficarmos nos degladiando com textos e colocações em redes sociais, vamos aguardar... Ainda não conhecemos o novo caminho, se é de pedras ou de flores!

Cláudio Albano


"Deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar os outros."
Jean Molière


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Que é Ser Criança?


O que é ser criança, afinal? Pode parecer ser apenas uma pessoa pequena, que precisa e depende de um adulto. Pode parecer ser uma pessoa que não tem muitos conhecimentos, afinal de contas, uma criança nunca sabe exatamente o risco que corre ao querer brincar com fogo, jogar bola na rua, andar de bicicleta, empinar pipas, fazer experiências estranhas em casa, só para ver o que acontece, desmontar um brinquedo para tentar entender como ele funciona.

Ser criança pode parecer não gostar de ir para a escola para estudar, e sim para brincar e rir com os amiguinhos, poder falar com eles sobre coisas que seus pais parecem não entender.  Falar sobre os heróis dos desenhos animados que seus pais podem não conhecer, falar dos carrinhos Hot Wheells, do novo kit da Polly, dos novos jogos da rede de Internet e poder contar à eles a aventura que foi a disputa na lan house. Falar do msn, do orkut e dos sites de fliperamas. Tudo isso pode ser um choque para os pais, que imaginam ser os únicos heróis de suas crianças!

Ser criança pode ser tudo isso e muito mais. Pode ser simplesmente rir e se divertir com as pequenas coisas, e olhar para o alto querendo ser um adulto, achando fantástica a grandeza de seus pais!

A certeza absoluta é que ser criança é um processo da mais absoluta dependência do outro, para a independência! Embora, poucas são as pessoas que se dão conta disso!

Ser criança nada mais é do que querer ser adulto. E quando chega a ser adulto, vem a vontade de querer ser criança, e ainda permanece dependente do outro, do olhar, do carinho, da compreensão, do amor! Parece não haver nada mais tão contraditório no processo do ser humano! Achamos que, quando adulto, deixamos de depender do outro!

E ainda, trocamos a fascinação dos carrinhos e das Pollys pelos novos modelos de celulares, de carros, de tecnologia. O herói, agora, é um empresário bem sucedido. As conversas com os amigos, muitas vezes, tratam dos valores que pagamos pelos inúmeros objetos de consumo. E queremos contar, com grande entusiasmo, como conseguimos superar aquele desafio em nossa profissão!

Que bom seria se a criança pudesse se tornar um adulto, desenvolvendo o senso de responsabilidade, tendo clareza das regras que agora, irão lhe cercar, com consciência adequada dos riscos que poderá correr (se bem que nunca conhecemos exatamente os riscos aos quais estamos sujeitos) porém, sendo imune à ganância e  ao desejo de querer ser mais que o outro.

Que o adulto possa ser simplesmente uma criança crescida, com a responsabilidade de pensar que, além dele, existe o outro, e com a vontade de estar sempre em busca de novos conhecimentos que irão lhe agregar valores como pessoa e não como consumidor. Afinal de contas, quando a criança quebrou aquele brinquedo que custou uma fortuna, ela não pensou no valor, mas certamente, em tentar descobrir o que tem lá dentro, que ela não conhecia. Que os adultos possam fazer o mesmo em seus relacionamentos, com crianças e com crianças crescidas! 

Texto escrito por Ssmaia Abdul, pessoa e psicóloga
apaixonada pela sinceridade e espontaneidade
do universo infantil. CRP 06/60674

http://www.artigonal.com

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Walt Disney


Semanas conturbadas e decisivas para nossa cidade, não gosto de escrever sobre isso, prefiro falar, penso ser melhor entendido desta forma, então, vou deixar algo para se pensar, um dos melhores textos que já li!


By: Walt Disney



E assim, depois de muito esperar,
num dia como outro qualquer,
decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades
e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto
Como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia, como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival
não era mais que minhas próprias limitações
e que enfrentá-las era a unica e melhor forma de superá-las.
Naquele dia, descobri que eu não era a melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente, saber melhor o que fazer.
Aprendi que o dificil nã é chegar lá em cima e, sim. deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de "amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento.
o amor é uma filosofia de vida.
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados
e passei a ser uma tênue luz no meu presente.
Aprendi que de nada serve ser luz
se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
e desde aquele dia já não durmo para descansar.
Simplesmente durmo para sonhar.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Maior Saomiguelense de todos os Tempos!


Foram aproximadamente um mês e meio de votações, 145 indicados em uma primeira fase, mais três fases se seguiram até que chegamos a última fase da votação!
O dois finalistas... Dr. Luiz Elias Bongiolo e Limirio Martins da Silva participaram da enquete aberta na Quinta-Feira(20) e que se encerrou hoje(25) as onze horas da manhã!
Com maior número de votos o Grupo de São Miguel no Facebook escolheu o Dr. Luiz Elias Bongiolo como o Maior Saomiguelense de todos os tempos!
Parabéns a todos os indicados que participaram da votação;
Muito obrigado aos membros do grupo que votaram e acompanharam todas as etapas;

Parabéns Limirio Martins da Silva pela conquista e obrigado a família pela compreensão e colaboração nesta última semana;

Mas principalmente, Parabéns Dr. Luiz Elias Bongiolo, que sua historia fique registrada e que essa votação em forma de brincadeira e descontração, seja uma forma de agradecimento por tudo que fez e faz pela nossa gente!

Segue abaixo uma breve historia da vida do Dr. Luiz Elias Bongiolo com a colaboração de Laura Bongiolo!

Luiz Elias Bongiolo nasceu em São Miguel do Iguaçu, na Rua Floresta, mais precisamente onde hoje é a praça do Coração. Filho de Luiz Bongiolo e Rosa Ghellere Bongiolo.
No ano de 1952 o Sr. Luiz Bongiolo e a Sra. Rosa Ghellere Bongiolo deixaram Criciúma, em Santa Catarina, juntamente com seus nove filhos, e vieram residir em São Miguel do Iguaçu, onde já haviam adquirido propriedade rural na Linha Alto Laranjita.
No ano de 1954 nascia o décimo filho, Luiz Elias Bongiolo. Quando ainda jovem aprendeu o ofício de atendente de farmácia juntamente com seu tio Flávio Ghellere, despertando então seu interesse pela medicina.
No ano de 1978 ingressou na faculdade de medicina da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – RS. Após formado foi ao Rio de Janeiro fazer um curso de cirurgia de emergências no Hospital Miguel Couto. Após, cursou cirurgia geral com o Dr. Sérgio Brenner em Curitiba – PR.
Teve propostas para permanecer trabalhando em grandes centros, mas optou por retornar a sua terra natal. Juntamente com o Dr. Nélio Binder, em 1985, adquiriu o Hospital Santo Antonio, onde desenvolveu relevantes trabalhos na medicina.
Em 1987 casou-se com Norlei Amboni. Tiveram duas filhas, Laura Bongiolo que atualmente é advogada e Carolina Bongiolo, que está cursando o 5º ano de medicina.
 
No ano de 1989, a convite do então prefeito Sr. Albino Bissolotti, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Função que exerceu com muita humildade e dedicação com todo povo são-miguelense.
Em 1992 tomou posse como prefeito deste Município, tendo como vice o Sr. Eliseo Presa. 
Quando prefeito foi por dois anos Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, onde numa incansável luta conseguiu a regulamentação para o pagamento dos royalties a estes municípios, os quais passaram a receber mensalmente estes valores, fato que não acontecia até então.

Continua até hoje no exercício da profissão, regularmente se atualizando na área de cirurgia geral, videoendoscopia e cirurgia vídeolaparoscópica. Sempre atendendo as pessoas com respeito e dignidade, independente de sua classe socioeconômica.
Sente-se honrado e feliz em ter feito a escolha de retornar a sua terra natal e ter feito parte da história de São Miguel do Iguaçu.


Cláudio Albano

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Cadastro

Três horas da tarde na repartição, um calor infernal, no canto da sala um ventilador pequeno, de sentido único lançava um vento quente nos dois funcionários do departamento.

-Calor infernal esse?
-Sim, se não fosse esses malditos cadastramentos do governo, dava pra fechar e correr pro lago!

Um caboclinho, meio constrangido adentra desconfiado, olhando para os lados. Os dois funcionários o examinaram  de cima a baixo, chinelo de dedo, os pés sujos e calejados do trabalho no roçado, calça dobrada até as canelas, camisa entre aberta pela falta de alguns botões e chapéu de palha, resmunga baixinho e acanhado, quase que não se ouviu o que disse

- Eu vim pra fazê o cadastro du Guverno!
O funcionário com ar de pouco caso, com superioridade e um forte tom de voz, pergunta desconfiando:
-O Senhor trouxe todos os documentos?

O caboclinho enfia a mão no bolso dianteiro da calça, retirando dela, junto com um pacote de fumo, uma sacola plástica com todos os documentos imaginados e entrega ao funcionário. O rapaz olha para o companheiro de trabalho, com uma risadinha irônica nos lábios, retira uma guia de um bloco, posiciona em uma máquina de escrever e o tilintar das teclas fazia o caboclinho ficar cada vez mais receoso.
Terminada a operação, o funcionário pega o papel, analisa corrigindo, apanha uma caneta e alcança para o pobre diabo a sua frente:

-Assine aqui nesta linha.-apontando a caneta e fazendo um x no local
O caboclinho ainda acanhado:
- O meu nome dotô?
O funcionário esbraveja de forma sarcástica:
- Não infeliz, assina o meu!
- Mas o seu eu não sei dotô!

Cláudio Albano

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A distância entre os trilhos


Certa vez, quando esperava minha editora polonesa em uma estação de trem, e não tinha absolutamente nada para fazer, fiquei imaginando qual seria a distância entre os trilhos, descobri que tinham 143,5cm de distância entre eles, mas por que?

No início, quando construíram os primeiros vagões de trem, usaram as mesmas ferramentas utilizadas na construção de carruagens. Por que as carruagens tinham esta distância entre as rodas? Porque as antigas estradas foram feitas para esta medida. 

Quem decidiu que as estradas deviam ser feitas nesta medida? E aí voltamos a um passado muito distante: os romanos, grandes construtores de estradas, decidiram isso. 

Qual a razão? Os carros de guerra eram conduzidos por dois cavalos, e ao serem colocados, lado a lado, os animais da raça que usavam naquela época, eles ocupavam 143,5 cm.

Desta maneira, a distância entre os trilhos usados por moderníssimos trens de alta velocidade foi determinada pelos romanos. Quando os imigrantes foram para os Estados Unidos construir ferrovias, não se perguntaram se seria melhor modificar a largura e continuaram com o mesmo padrão. Isto chegou a afetar até mesmo a construção dos ônibus espaciais: os engenheiros americanos achavam que os tanques de combustível deveriam ser mais largos, mas eles eram fabricados em Utah, e seriam transportados por trem até o Centro Espacial na Flórida, e os túneis não comportavam algo diferente. Conclusão: tiveram que se resignar ao que os romanos haviam decidido como medida ideal.

Descobri, também, que para complicar ainda mais a vida de todo mundo, países vizinhos usam bitolas diferentes. Assim, um trem precisa parar na fronteira, trocar todo o seu carregamento para outro (embora a França use 1,43m, a Espanha utiliza uma bitola de 1,67m). Meu avô, que era engenheiro das Estradas de Ferro Central do Brasil, contava que no Brasil acontecia a mesma coisa. Fui conferir na internet, e ele estava certo: temos quatro medidas diferentes: a francesa, a espanhola, 25 mil km com bitola de 1m (não entendi!) e alguns km com 0,76 cm de distância entre os trilhos. E o que isso tem a ver com a vida? Tudo. Em um dado momento da história, alguém apareceu e disse: vocês precisam se comportar assim. Não importa se isso foi em um passado remoto, sabemos que os romanos decidiram o tamanho das estradas e ninguém resolveu fazer diferente, muitas coisas em nossas vidas precisam ser mudadas, mas não temos coragem. 

Até que a tenhamos, precisaremos continuar sorrindo nas fotos, jurando amor eterno, achando que universidade é a meta de todos, continuar variando de moda a cada estação, e tendo esta incrível dificuldade em fazer com que nosso trem de vida trafegue em lugares onde a medida de valores é diferente.

Do Livro O Zahir de Paulo Coelho

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado!


No dia 01/09/2012, a Irmã Zuleide postou em sua página no Facebook uma imagem que transforma qualquer um no Dino Pensador. Na brincadeira, perguntava-se quantos quadrados havia na imagem abaixo.

 Foto: Quem for abençoado vai descobrir quantos quadrados tem aqui

Os comentários foram palco de diversas bizarras respostas. Foram expostos vários pontos de vista distintos, a maioria deles com lógica, porém, incorretos. Achei a resposta no blog Menino Maluco que pesquisou na net e descobriu que são na verdade 40 quadrados. A informação veio do site internacional waaaouh onde se encontra também um GIF mostrando onde estão todos esses quadrados.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA!


Estivemos no dia de ontem(06), depois de recebermos um convite especial, visitando as dependências do Hospital Mãe de Deus aqui de nossa cidade, juntamente com membros do Grupo de São Miguel do facebook, nos foi apresentado todos os cantos do hospital em obras. Duas horas de caminhada, sobe escada, desce escada, e todos os andares foram conhecidos e explicados! Para essa aula, nada mais nada menos, que o Dr. Wagner Matos, um conhecedor da saúde e de tudo que a envolve. Obrigado Doutor!
Gostaria que mais pessoas tivessem essa oportunidade, é preciso conhecer antes de construir qualquer opinião sobre o empreendimento! 

Só tenho uma palavra para definir tudo que vi ontem: ESPLÊNDIDO! Creio não ser suficiente.

Quero registrar em publico os Parabéns ao Dr. Wagner Matos pelo empreendedorismo, por acreditar em São Miguel do Iguaçu! Discutir ou fazer politica em cima daquela obra fantástica se tornou mesquinho para mim, e qualquer candidato que assim o faça perde totalmente a credibilidade comigo!

Um agradecimento especial ao Dr. Paulo Prestes pela oportunidade que ele nos deu, foi através dele que podemos conhecer o que, digo isso com certeza, será o divisor de águas para nossa cidade. 
Não podemos mais pensar pequeno, não podemos mais achar que somos um nada, temos que nos conscientizar que aquela obra é, além de necessária, um marco para o desenvolvimento do nosso município, o começo de uma nova era.

Nesta luta Capitão, o senhor ganhou mais um soldado, estou me apresentando para os serviços! Permissão para o combate se ele for iminente!
Minha arma: A consciência de que São Miguel será melhor, graças a pessoas como o Senhor, que em meio a criticas, inclusive para com familiares, se manteve firme em busca do objetivo.

MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA!

Cláudio Albano


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eu Tenho Um Sonho - Discurso de Martin Luther King, Jr.


Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. 

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. 

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. 

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. 

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! 

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! 

Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta. 

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado. 

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. 

Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, 

De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!" 

E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro. 

E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. 

Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York. 

Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. 

Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. 

Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. 

Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. 

Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. 

Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi. 

Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade. 

[ ... ]

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Um Grande saomiguelense

Essa semana está bombando no Grupo de São Miguel do Iguaçu no Facebook uma indicação para a escolha do Maior saomiguelense de todos os tempos, copiando o programa do SBT. 

A idéia é homenagear as pessoas que de alguma forma contribuiram para o progresso e o desenvolvimento de nosso municipio.
Os membros do grupo fizeram indicações no período de quatro dias, e agora se seguira as fases de votações para depois de tudo escolhermos um nome.

A todos os nomes logo abaixo. Parabéns por tudo que fizeram por nossa cidade, o resultado de agora em diante não é tão importante, e indiferente do vencedor ou vencedora quero que saibam que seremos sempre gratos a todos!

Em nome do Grupo São Miguel do facebook  e do Crônicas de São Miguel meu muito obrigado a:

ABEL BEZ BATTI
ADELINO DALMORO
ADELIR AMBONI
ADEMIR GRANDI
ALBERTINHO RONCHI
ALBINO BISSOLOTTI
AMADEU GAVA
ANA EDITE COMUNELLO
ANDRÉ MAGGI
ANGELIM MAXIMILIANO CECHETTO
ANGELO AUGUSTO VERONA
ANGELO BONGIOLO
ANGELO GHELLERE
ANGELO SCARPARI
ANTONIO DO FATIMA
ANTONIO FRAGA
ANTONIO MONSANI
APOLONIO CARDOSO
ARCEDINO CARRADORE (EDIO)
ARIOVALDO BOFF CARDOSO
ARLEI COSTA
ARLINDO CAVALCA
ARMANDO LUIZ POLITA
ARNALDO JOSE BOFF
ATILIO AMBONI
AIDICIR GHELLERE
AUDINA COLLA GUERREIRO
AURELIO MARTELLO
AURELIO NICARETTA
BENEVENUTO VERONA
BIANOR PAGANI (PIPO)
BLAIRO MAGGI
BORTOLO CONSTANTE ESCORSIN
BRAULINO BORGUESAN
CARLAO NEGRELLO
CAROLINA BARELA
CEARA DA CARROCINHA
CELITO MEDEIROS
CUSTÓDIA MACHADO DE SOUZA
DANILO BARBIERO
DELVINO CARRA (BIANCO)
DILMAR MAFALDA
DIONESIO TEIXEIRA (FRUTARIA)
DOMINGOS ANTONIO MACEDA
DOMINGOS CARRER
DOMINGOS SCARPARI
DORVALINO BALDUINO F. CORBARI
DR ADALGIR CARLO COMUNELO
ELI GHELLERE
ELISEO PRESA
EMILIA GHELLERE
ERONI BOLES
FERDINANDO PAGOT
FLAVIO GHELLERE
FLAVIO GHELLERE JUNIOR
FRANCISCO KANTORSKI
GERALDO CALDANI
GILDO GONZATTI
GIOCONDO DALL MORO
HENRIQUE DOMINGOS DE MACEDA
HENRIQUE GHELLERE
HENRIQUE SBARDELLA
HERCILIO GALVAN
HEREDITARIO MANENTI (TALO)
HUGO DA SILVA
HUMBERTO AMBONI
IDALINO MORGAM
IGILIO RIDITARIO MORO
IRMA CANISIA
IRMA DOMITILA
IRMA FERNANDA
IVO PALUDO
JACY JOAO GHELLERE
JOANIN GHELLERE
JOAO BATISTA CALDANI
JOAO CARRADORE
JOAO FAGION
JOAO GHELLERE
JOAO MANENTI
JOAO NARDELLI
JOAO RICARDO CUNHA DE ALMEIDA
JOAO SAMEK
JOAQUIM REZENDE
JOSE CARLOS COLOMBARI
JOSE FRANCISCO DE OLIVEIRA
JOSE MARIO JUNQUEIRA
JOSE RAVAGNANI
JOVENAL FLORENCIO
JOVENTINO MANOEL DA SILVA
JULIO CARRADORE
LAURO AUGUSTO F DE MELO
LIMIRIO MARTINS DA SILVA
LUIZ ANTONIO PAGOT
LUIZ ELIAS BONGIOLO
LUIZ SCARPARI
MARCIA JANETE DA SILVA
MARIA TEREZA BEZ BATTI MANENTI
MARIA VON DENTZ (MARIA DA IGREJA)
MARIO AMBONI
MARIO BONASSA
MARIO CASTANHEL PERON
MARIO MORO
MIGUEL SAVIO (MIGUELZINHO)
NABOR NISCHIGAWA
NADYR MAGGI
NELSON SCHRADER
NENE MACHADO
NICO RONCHI
NOE MEDEIROS
NOÉ NUNES DE MEDEIROS
NOELI TEREZINHA BISSOLOTTI
OCTACILIO BORGES DE ARAUJO
ORTENCIA MACHADO DE SOUZA
PADRE BRUNO
PADRE JOSE
PEDRO DE BASTIANI
PEDRO GUIZZO
PEDRO ZANETTE
PELINUS SCHRADER
PROF CARLOS SMIDERLE
PROF DIMAS RAYCIK
PROF EDMUNDO WAGNER
PROF EDNA COSTA
PROF HENRIQUE
PROF ONIRA BORGES
PROF VOLNEI CANEVER
REINALDO MINOSSO
RENOR DARTORA
ROBERTO BABNIK
ROMILDA GUERREIRO
RUBENS BORGES GOULART
SALETE MACEDA ZANETE
SERAFIM MACHADO DE SOUZA
SUELI CARNEIRO
SUZI GHELLERE
TEREZINHA SILVA (APMI)
TEREZINHA TURRI
TONINHO AMBONI
TONINHO VERONA
VALCIR DESTEFANI
VALENTIM CELESTE PALAVRO
VALTER MARCOM
VANDELINO MARTINELO
VANIO GHELLERE
VITORINO MINOSSO


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ORIGEM DO NOME: SÃO MIGUEL DO IGUAÇU


                                                     Versão Lendária
A região era habitada por povos hostis que saqueavam e roubavam das famílias que aqui se fixavam. Numa noite de lua cheia, enquanto uma família dava graças pelas ótimas colheitas, fruto do trabalho, os saqueadores apareceram levando tudo o que encontraram. Um cavaleiro chamado Miguel, que por ali passava, montando um cavalo branco, sacou seu facão e afugentou o bando. A família correu para agradecer a ajuda, mas não encontrou mais o cavaleiro, só vendo o brilho de seu cavalo por entre as árvores da floresta, dirigindo-se para o Rio Iguaçu.
Alguns o idolatram como santo e acreditam ter vindo dali o nome São Miguel do Iguaçu.

Versão Oficial
A denominação São Miguel do Iguaçu origina-se do fato de ser o santo o padroeiro do município e ser a área originariamente denominada "Fazenda São Miguel".

À este nome, para diferenciá-lo de outras localidades e facilitar sua localização, foi acrescido o nome de um acidente geográfico próximo, o Rio Iguaçu e também por ter o mesmo grande parte de sua área limitando com uma das maiores áreas de preservação ambiental, o Parque Nacional do Iguaçu.

Site do Brasil Turismo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

música para o fim de semana

Does Anybody Hear Her?Casting Crowns




Alguém a Ouve?
Ela está correndo
Cem milhas por hora na direção errada
Ela está tentando
Mas o abismo está sempre aumentando
Nas profundezas de seu frio coração
Então ela sai em outra aventura apenas para descobrir
Que está dois anos mais velha
E três passos a mais atrás.

Alguém a ouve? Alguém consegue vê-la?
Ou alguém pelo menos sabe que ela está caindo hoje
Sob as sombras de nossa torre
Com todas as pessoas perdidas e solitárias
Procurando pela Esperança que está escondida em mim e em você
Alguém a ouve? Alguém consegue vê-la?

Ela está ansiosa
Por proteção e afeição
Que ela nunca encontrou em casa
Ela está procurando
Por um herói para calvagar
Calvagar e salvar o dia
E chega seu príncipe encantado
E ele sabe exatamente o que dizer
Lapso momentâneo de razão
E ela se entrega

Se o juízo surge sob cada torre
Se olhares grandiosas de pessoas grandiosas
Não conseguem ver o passado, sua carta escarlate
E nós nunca ao menos a conhecemos

Alguém a ouve? Alguém consegue vê-la?
Ou alguém pelo menos sabe que ela está caindo hoje
Sob as sombras de nossa torre
Com todas as pessoas perdidas e solitárias
Procurando pela Esperança que está escondida em mim e em você
Alguém a ouve? Alguém consegue vê-la?

Ele está correndo
Cem milhas por hora na direção errada

Ótimo fim de semana a todos!
Cláudio Albano

Getúlio Vargas



Getúlio Dornelles Vargas nasceu no dia 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Alterou o ano de seu nascimento para 1883 por razões desconhecidas. O fato foi descoberto somente no ano do centenário de seu nascimento, quando a igreja onde havia sido registrado divulgou sua certidão verdadeira. A falsificação descoberta por estudiosos constava do atestado militar apresentado por ele à Faculdade de Direito de Porto Alegre.

Ingressou na política em 1909, como deputado estadual pelo PRP (Partido Republicano Rio-Grandense). De 1922 a 1926, cumpriu o mandato de deputado federal. Ministro da Fazenda do governo Washington Luís, deixou o cargo em 1928, quando foi eleito para governar seu Estado. Foi o comandante da Revolução de 1930, que derrubou o então presidente Washington Luís.

Ocupou a presidência nos 15 anos seguintes e adotou uma política nacionalista. Em 1934, promulgou uma nova Constituição. Em 1937, fechou o Congresso, prescreveu todos os partidos, outorgou uma Constituição, instalou o Estado Novo e governou com poderes ditatoriais. Nesse período, adotou forte centralização política e atuação do Estado.

Na área trabalhista, criou a Justiça do Trabalho (1930), o Ministério da Justiça e o salário mínimo (1940), a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) (1943), a carteira profissional, a semana de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas. Na área estatal, criou a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945) e entidades como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -1938). Foi derrubado pelos militares em 1945.

Voltou à presidência na eleição de 1950, eleito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que ajudou a fundar. No último mandato, criou a Petrobrás. O envolvimento do chefe de sua guarda pessoal no atentado contra o jornalista Carlos Lacerda levou as Forças Armadas a exigir sua renúncia no último ano do mandato.

Suicidou-se em meio à crise política, com um tiro no peito, na madrugada de 24 de agosto de 1954, dentro do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, deixando uma carta-testamento em que apontava os inimigos da nação como responsáveis por seu suicídio.


Colaboração : Celson Maggi – Campo & Lavoura, aos sábados das 05:00 às 07:00 - (DISAM).-
Domingo Sertanejo – das 05:00 às 09:00 – apresentação: Celson Maggi –www.costaoestefm.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A cidade onde eu moro.

Nosso blog recebeu um belo texto feito pela Judy Stella que reproduzo na íntegra logo abaixo.


A cidade onde eu moro.

São Miguel do Iguaçu, se localiza no oeste do Paraná e tem cerca de 30.000  habitantes. É uma cidade pequena e esta em desenvolvimento.Quando chega o verão, as pessoas querem sair, se divertir, geralmente os lugares mais procurados, na nossa cidade, são as sorveterias que ficam no centro, a pracinha, lanchonetes, parques aquáticos e a praia artificial.

Mesmo tendo essas atrações, algumas pessoas procuram ir para as cidades vizinhas para curtir o fim de semana, nesse caso as autoridades de São Miguel, começaram a se perguntar:- Por que não fazemos algo para que as pessoas fiquem em nossa cidade?- Aí foi onde eles começaram a arrumar o centro. Fizeram calçadas mais amplas, ruas com mão única, mais lombadas, colocaram mais bancos e cestas de lixo em cada esquina, contribuindo com o meio ambiente.

Tenho que admitir, a cidade ficou muito mais bonita e atrativa, as pessoas agora tem gosto de sair.Porém algumas pessoas ainda reclamam:- Não ficou tão bom o quanto era pra ser.- Por que?

De repente a cidade se torna um caos, não há vagas para os consumidores colocarem seus carros.- Como assim?- Simples, os próprios comerciantes estacionam seus carros lá, deixando assim os consumidores sem vagas.Uma solução para acabar com isso, seria a implantação da zona azul, limitando o tempo de estacionamento e estimulando o aumento de vagas. Dessa forma, as pessoas pensariam bem antes de sair com os seus carros para cruzar apenas duas ou três quadras.

Conscientizar as pessoas através de cartazes ou algo parecido já não adianta mais, se é que algum dia adiantou, elas só aprendem quando acabam mexendo no bolso.

O fato é que falta educação por parte da população.

Judy Stella

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ocoy - São Miguel do Iguaçu

Vídeo gravado pelos jovens da comunidade indígena de Ocoy durante as atividades do projeto Oindio: Cultura e Oportunidade na Rede, realizado pela Outro Olhar com apoio do Oi Futuro. A oficina permitiu aos jovens apresentar sua aldeia a partir da sua vivência.

sábado, 18 de agosto de 2012

O Dia D

 As pessoas se espremeram para acompanhar o que foi, sem dúvida, o maior evento já visto na historia da pequena São Miguel do Iguaçu!

Caravanas vindas de outros estados da união e telões instalados nas principais cidades do mundo como Cairo no Egito, registraram o evento que abalou o cotidiano mundial.
A chegada da executiva do PBZ (Partido do Bar do Zé) foi o momento mais marcante, tudo registrado em fotos logo abaixo.

POLÊMICA!
O Risoto servido para os convidados, ficou conhecido como "Risoto de Sexta-Feira Santa" pela falta da carne que, infelizmente, devido a incidentes que aconteceram no transporte dos 13.000 frangos, não conseguiram chegar até o destino. Só não entendi por que os cozinheiros estavam chamando todos para  comer frango desossado na chapa em suas respectivas residências...

Os caminhões que se deslocaram da Ceasa até o município com as verduras encomendadas também não chegaram, devido ao congestionamento que o lançamento causou na 277.
Muitas autoridades não conseguiram estar presentes ao evento pelo fato do espaço aéreo ficar tomado por helicópteros que vieram do Chile, aviões e pôneis voadores.

Tirando esses incidentes, o lançamento foi um sucesso, a executiva pede desculpas pelos transtornos e deixa um agradecimento especial a todos que participaram, e você que não pode chegar, sempre haverá uma próxima oportunidade!

Veja as fotos!




                                        









sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Poder da Gentileza


O que somos senão o resultado de como nos relacionamos com o mundo e com nós mesmos?

É exatamente como enxergamos e tratamos tudo o que faz parte de nossa história que nos faz gentis ou rudes, gostosos ou amargos, agradáveis ou azedos.
Os males que nos afligem decorrem de nossa natureza individualista.

Não nos contentamos em sermos ambiciosos. Cultivamos a ganância. E, em contrapartida, temos menos carinho, companhia e afeto.
 Acontece que, em detrimento do que é essencial, desperdiçamos grande parte de nossa vida investindo tempo e energia consideráveis em comportamentos que julgamos, equivocadamente, mais valiosos. 

Vivemos iludidos com a ideia de que é o quanto temos - e não o quão gentilmente vivemos - que nos dá o status que tanto temos buscado. 

O poder da Gentileza é, sobretudo, um apelo para que percebamos o quanto é urgente considerarmos o fato de que somos todos um, de que cada ação reflete indiscutivelmente no todo, e, por fim, de que a nossa gentileza é, nesta medida, poderosa o bastante para mudar o mundo, mais do que qualquer erudição, mais do que qualquer posto hierárquico, mais do que toda e qualquer riqueza possível de se acumular!

Conscientizando-se e agindo em direção a práticas mais nobres e menos superficiais, certamente você encontrará sua essência, a paz e a calma que tanto merece. Ao fazer isso por você, estará fazendo também por mim. E por todos nós.

Do Livro
O Poder da Gentileza - O Modo Como Você Trata as Pessoas Determina Quem Você é!
De Rosana Braga


Cláudio Albano