Capas


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Uma vida não questionada não merece ser vivida.






Nem sempre o que foi bom no passado pode ser garantia de excelência no futuro. Os tempos mudam e coisas diferentes nos chegam cada vez mais e de forma sempre acelerada. o que era realidade ontem pode não ser a realidade de hoje e assim de forma sucessiva.

Portanto é preciso repensar o papel do individuo na sociedade a todo o instante e a todo o momento. Nem todas as ideias de filósofos como Marx, Nietzsche, Platão, etc... podem ser aplicadas aos dias de hoje. É preciso questionar inclusive a sabedoria de Sócrates, afinal é isso que a filosofia ensina desde de Tales de Mileto.




O conformismo não pode ser a meta, não devemos aceitar sem questionar qualquer que seja o ensinamento e parta de onde partir. As perguntas movem o mundo e talvez uma coisa que devemos lembrar de Sócrates por exemplo é o famoso "só sei que nada sei" e a partir dai começar a entender o resto como um todo.

A nossa mente tem que ser como uma lousa em sala de aula antes da chegada do professor que esta limpinha e só depois começarmos a escrever os conhecimentos que adquirirmos de forma critica. Voltar a ser criança que tudo aprende a todo o momento. 

Digamos que você e uma criança de 6 meses estão lado a lado e uma pedra começa a flutuar do nada, quem se espantaria mais, você ou a criança? Você se espantaria, a criança não. A mente da criança ainda não tem a percepção de que uma pedra pode ou não flutuar. Isso é apenas um exemplo a grosso modo para salientar que, em muitos casos, precisamos apagar algumas percepções que temos senão não compreenderemos o novo.

O Título do texto é uma frase de Platão. Busque uma solução para não se tornar parte do problema. Questione e viva!

Cláudio Albano