quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Walt Disney
Semanas conturbadas e decisivas para nossa cidade, não gosto de escrever sobre isso, prefiro falar, penso ser melhor entendido desta forma, então, vou deixar algo para se pensar, um dos melhores textos que já li!
By: Walt Disney
E assim, depois de muito esperar,
num dia como outro qualquer,
decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades
e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto
Como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia, como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival
não era mais que minhas próprias limitações
e que enfrentá-las era a unica e melhor forma de superá-las.
Naquele dia, descobri que eu não era a melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente, saber melhor o que fazer.
Aprendi que o dificil nã é chegar lá em cima e, sim. deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de "amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento.
o amor é uma filosofia de vida.
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados
e passei a ser uma tênue luz no meu presente.
Aprendi que de nada serve ser luz
se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
e desde aquele dia já não durmo para descansar.
Simplesmente durmo para sonhar.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
O Maior Saomiguelense de todos os Tempos!
Foram aproximadamente um mês e meio de votações, 145 indicados em uma primeira fase, mais três fases se seguiram até que chegamos a última fase da votação!
O dois finalistas... Dr. Luiz Elias Bongiolo e Limirio Martins da Silva participaram da enquete aberta na Quinta-Feira(20) e que se encerrou hoje(25) as onze horas da manhã!
Com maior número de votos o Grupo de São Miguel no Facebook escolheu o Dr. Luiz Elias Bongiolo como o Maior Saomiguelense de todos os tempos!
Parabéns a todos os indicados que participaram da votação;
Muito obrigado aos membros do grupo que votaram e acompanharam todas as etapas;
Parabéns Limirio Martins da Silva pela conquista e obrigado a família pela compreensão e colaboração nesta última semana;
Mas principalmente, Parabéns Dr. Luiz Elias Bongiolo, que sua historia fique registrada e que essa votação em forma de brincadeira e descontração, seja uma forma de agradecimento por tudo que fez e faz pela nossa gente!
Segue abaixo uma breve historia da vida do Dr. Luiz Elias Bongiolo com a colaboração de Laura Bongiolo!
Luiz Elias Bongiolo nasceu em São Miguel do Iguaçu, na Rua Floresta, mais precisamente onde hoje é a praça do Coração. Filho de Luiz Bongiolo e Rosa Ghellere Bongiolo.
No ano de 1952 o Sr. Luiz Bongiolo e a Sra. Rosa Ghellere Bongiolo deixaram Criciúma, em Santa Catarina, juntamente com seus nove filhos, e vieram residir em São Miguel do Iguaçu, onde já haviam adquirido propriedade rural na Linha Alto Laranjita.
No ano de 1954 nascia o décimo filho, Luiz Elias Bongiolo. Quando ainda jovem aprendeu o ofício de atendente de farmácia juntamente com seu tio Flávio Ghellere, despertando então seu interesse pela medicina.
No ano de 1978 ingressou na faculdade de medicina da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – RS. Após formado foi ao Rio de Janeiro fazer um curso de cirurgia de emergências no Hospital Miguel Couto. Após, cursou cirurgia geral com o Dr. Sérgio Brenner em Curitiba – PR.
Teve propostas para permanecer trabalhando em grandes centros, mas optou por retornar a sua terra natal. Juntamente com o Dr. Nélio Binder, em 1985, adquiriu o Hospital Santo Antonio, onde desenvolveu relevantes trabalhos na medicina.
Em 1987 casou-se com Norlei Amboni. Tiveram duas filhas, Laura Bongiolo que atualmente é advogada e Carolina Bongiolo, que está cursando o 5º ano de medicina.
No ano de 1989, a convite do então prefeito Sr. Albino Bissolotti, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Função que exerceu com muita humildade e dedicação com todo povo são-miguelense.
Em 1992 tomou posse como prefeito deste Município, tendo como vice o Sr. Eliseo Presa.
Quando prefeito foi por dois anos Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, onde numa incansável luta conseguiu a regulamentação para o pagamento dos royalties a estes municípios, os quais passaram a receber mensalmente estes valores, fato que não acontecia até então.
Continua até hoje no exercício da profissão, regularmente se atualizando na área de cirurgia geral, videoendoscopia e cirurgia vídeolaparoscópica. Sempre atendendo as pessoas com respeito e dignidade, independente de sua classe socioeconômica.
Sente-se honrado e feliz em ter feito a escolha de retornar a sua terra natal e ter feito parte da história de São Miguel do Iguaçu.
Cláudio Albano
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
O Cadastro
Três horas da tarde na repartição, um calor infernal, no canto da sala um ventilador pequeno, de sentido único lançava um vento quente nos dois funcionários do departamento.
-Calor infernal esse?
-Sim, se não fosse esses malditos cadastramentos do governo, dava pra fechar e correr pro lago!
Um caboclinho, meio constrangido adentra desconfiado, olhando para os lados. Os dois funcionários o examinaram de cima a baixo, chinelo de dedo, os pés sujos e calejados do trabalho no roçado, calça dobrada até as canelas, camisa entre aberta pela falta de alguns botões e chapéu de palha, resmunga baixinho e acanhado, quase que não se ouviu o que disse
- Eu vim pra fazê o cadastro du Guverno!
O funcionário com ar de pouco caso, com superioridade e um forte tom de voz, pergunta desconfiando:
-O Senhor trouxe todos os documentos?
O caboclinho enfia a mão no bolso dianteiro da calça, retirando dela, junto com um pacote de fumo, uma sacola plástica com todos os documentos imaginados e entrega ao funcionário. O rapaz olha para o companheiro de trabalho, com uma risadinha irônica nos lábios, retira uma guia de um bloco, posiciona em uma máquina de escrever e o tilintar das teclas fazia o caboclinho ficar cada vez mais receoso.
Terminada a operação, o funcionário pega o papel, analisa corrigindo, apanha uma caneta e alcança para o pobre diabo a sua frente:
-Assine aqui nesta linha.-apontando a caneta e fazendo um x no local
O caboclinho ainda acanhado:
- O meu nome dotô?
O funcionário esbraveja de forma sarcástica:
- Não infeliz, assina o meu!
- Mas o seu eu não sei dotô!
Cláudio Albano
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
A distância entre os trilhos
Certa vez, quando esperava minha editora polonesa em uma estação de trem, e não tinha absolutamente nada para fazer, fiquei imaginando qual seria a distância entre os trilhos, descobri que tinham 143,5cm de distância entre eles, mas por que?
No início, quando construíram os primeiros vagões de trem, usaram as mesmas ferramentas utilizadas na construção de carruagens. Por que as carruagens tinham esta distância entre as rodas? Porque as antigas estradas foram feitas para esta medida.
Quem decidiu que as estradas deviam ser feitas nesta medida? E aí voltamos a um passado muito distante: os romanos, grandes construtores de estradas, decidiram isso.
Qual a razão? Os carros de guerra eram conduzidos por dois cavalos, e ao serem colocados, lado a lado, os animais da raça que usavam naquela época, eles ocupavam 143,5 cm.
Desta maneira, a distância entre os trilhos usados por moderníssimos trens de alta velocidade foi determinada pelos romanos. Quando os imigrantes foram para os Estados Unidos construir ferrovias, não se perguntaram se seria melhor modificar a largura e continuaram com o mesmo padrão. Isto chegou a afetar até mesmo a construção dos ônibus espaciais: os engenheiros americanos achavam que os tanques de combustível deveriam ser mais largos, mas eles eram fabricados em Utah, e seriam transportados por trem até o Centro Espacial na Flórida, e os túneis não comportavam algo diferente. Conclusão: tiveram que se resignar ao que os romanos haviam decidido como medida ideal.
Descobri, também, que para complicar ainda mais a vida de todo mundo, países vizinhos usam bitolas diferentes. Assim, um trem precisa parar na fronteira, trocar todo o seu carregamento para outro (embora a França use 1,43m, a Espanha utiliza uma bitola de 1,67m). Meu avô, que era engenheiro das Estradas de Ferro Central do Brasil, contava que no Brasil acontecia a mesma coisa. Fui conferir na internet, e ele estava certo: temos quatro medidas diferentes: a francesa, a espanhola, 25 mil km com bitola de 1m (não entendi!) e alguns km com 0,76 cm de distância entre os trilhos. E o que isso tem a ver com a vida? Tudo. Em um dado momento da história, alguém apareceu e disse: vocês precisam se comportar assim. Não importa se isso foi em um passado remoto, sabemos que os romanos decidiram o tamanho das estradas e ninguém resolveu fazer diferente, muitas coisas em nossas vidas precisam ser mudadas, mas não temos coragem.
Até que a tenhamos, precisaremos continuar sorrindo nas fotos, jurando amor eterno, achando que universidade é a meta de todos, continuar variando de moda a cada estação, e tendo esta incrível dificuldade em fazer com que nosso trem de vida trafegue em lugares onde a medida de valores é diferente.
Do Livro O Zahir de Paulo Coelho
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado!
No dia 01/09/2012, a Irmã Zuleide postou em sua página no Facebook uma imagem que transforma qualquer um no Dino Pensador. Na brincadeira, perguntava-se quantos quadrados havia na imagem abaixo.
Os comentários foram palco de diversas bizarras respostas. Foram expostos vários pontos de vista distintos, a maioria deles com lógica, porém, incorretos. Achei a resposta no blog Menino Maluco que pesquisou na net e descobriu que são na verdade 40 quadrados. A informação veio do site internacional waaaouh onde se encontra também um GIF mostrando onde estão todos esses quadrados.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA!
Estivemos no dia de ontem(06), depois de recebermos um convite especial, visitando as dependências do Hospital Mãe de Deus aqui de nossa cidade, juntamente com membros do Grupo de São Miguel do facebook, nos foi apresentado todos os cantos do hospital em obras. Duas horas de caminhada, sobe escada, desce escada, e todos os andares foram conhecidos e explicados! Para essa aula, nada mais nada menos, que o Dr. Wagner Matos, um conhecedor da saúde e de tudo que a envolve. Obrigado Doutor!
Gostaria que mais pessoas tivessem essa oportunidade, é preciso conhecer antes de construir qualquer opinião sobre o empreendimento!
Gostaria que mais pessoas tivessem essa oportunidade, é preciso conhecer antes de construir qualquer opinião sobre o empreendimento!
Só tenho uma palavra para definir tudo que vi ontem: ESPLÊNDIDO! Creio não ser suficiente.
Quero registrar em publico os Parabéns ao Dr. Wagner Matos pelo empreendedorismo, por acreditar em São Miguel do Iguaçu! Discutir ou fazer politica em cima daquela obra fantástica se tornou mesquinho para mim, e qualquer candidato que assim o faça perde totalmente a credibilidade comigo!
Um agradecimento especial ao Dr. Paulo Prestes pela oportunidade que ele nos deu, foi através dele que podemos conhecer o que, digo isso com certeza, será o divisor de águas para nossa cidade.
Não podemos mais pensar pequeno, não podemos mais achar que somos um nada, temos que nos conscientizar que aquela obra é, além de necessária, um marco para o desenvolvimento do nosso município, o começo de uma nova era.
Nesta luta Capitão, o senhor ganhou mais um soldado, estou me apresentando para os serviços! Permissão para o combate se ele for iminente!
Minha arma: A consciência de que São Miguel será melhor, graças a pessoas como o Senhor, que em meio a criticas, inclusive para com familiares, se manteve firme em busca do objetivo.
MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA!
Cláudio Albano
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Eu Tenho Um Sonho - Discurso de Martin Luther King, Jr.
Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.
"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto.
Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos,
De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!"
E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro.
E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire.
Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York.
Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania.
Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado.
Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia.
Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia.
Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee.
Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi.
Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade.
[ ... ]
Assinar:
Postagens (Atom)